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Acadêmico em Administração de Empresas das FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos) tenho 28 anos, espero que muitas pessoas visualizem esse blog para adquirir novos conceitos, criticas, e conhecimento.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

MODELO HIERÁRQUICO BUROCRATICO




A burocracia tende a centralizar-se em cargos, uma vez que a autoridade emana do cargo, e o status ou nível hierárquico é fundamental, a gestão burocrática é orientada para a repetição, buscando a eficiência ao fazer as mesmas coisas repetidas várias vezes, e tende a remunerar pelo status uma vez que a remuneração baseia-se no cargo. Os cargos são dispostos numa hierarquia e obtêm-se maiores recompensas por atingir mais altas posições, atribuindo mandatos e demarcam territórios de modo a circunscrever o campo de ação, nas organizações pós-empreendedoras, licenciados e territórios é apenas o ponto de partida para a criação de novos modos de ação, além disso, as oportunidades provêm da capacidade de construir relacionamentos nos vários territórios.

5.2.         PRINCÍPIOS BUROCRÁTICOS

Existem numerosos relatos de implantação de estruturas organizacionais mais inovadoras e que buscam alavancar a criatividade, o conhecimento e a capacidade de aprendizado dos vários níveis hierárquicos das organizações. É possível distinguir duas correntes principais de pensamento teórico e ação pratica nas organizações em termos da implantação de organizações inovadoras, uma delas vê a superação dos problemas da estrutura burocrática a partir da criação de estruturas organizacionais que se sobrepõem à estrutura burocrática tradicional, a outra propõe a total revisão da estrutura piramidal-burocrática.
São sete princípios burocráticos que definem a estrutura, em vários níveis de hierarquia, como: Cadeia hierárquica de comando, onde a razão do sucesso no passado trouxe ordem em larga escala, os chefes mantinham a ordem, dominando os subordinados, porém não funciona mais, por que não consegue lidar com a complexidade, a dominação não é a melhor maneira de organizar a inteligência, seus novos princípios são as visões os valores, equipes autônomas, coordenação lateral, e redes informais; Organização por funções especialistas, a sua razão do sucesso no passado foi que produziu eficiência mediante a divisão do trabalho, e ficou a inteligência, e por que não funciona mais, é que ela não permite intensa comunicação intrafuncional e contínua coordenação ao nível dos pares, seus novos princípios são os especialistas com múltiplas habilidades, organizações empreendedoras dirigidas ao mercado; Regra uniforme, sucesso do passado, criou um sentido de justiça, estabeleceu claramente o poder dos chefes, por que não funciona mais, as regras continuam necessárias, mas são substancialmente diferentes, seus novos princípios são os direitos garantidos instituição da liberdade e do sentido de comunidade; Procedimentos uniformes permitiu a criação de uma memória organizacional e o uso de trabalhadores desqualificados, responde lentamente à mudança, não permite lidar muito bem com a complexidade, não estimula a intercomunicação, seus novos princípios é a autonomia e autogestão, força do mercado e os princípios éticos da comunidade; Carreira vertical comprava a lealdade permitida à continuidade para uma elite de gerentes e profissionais, menos os gerentes são necessários e mais trabalhadores educados anseiam por promoções, assim sendo com menos possibilidades de avanços, sendo assim carreiras baseadas no crescimento da competência crescimento do pagamento por competência e habilidades; Relações impessoais reduziu a força do nepotismo, ajudava os lideres a manter a disciplina e a tomar duras decisões, trabalhos intensivos em conhecimento requerem relacionamentos mais profundos, os seus relacionamentos mais amplo, opções e alternativas, direcionamento para resultados; Coordenação superior fornecia direcionamento para trabalhadores não qualificados, fortalecia as supervisões requeridas para o trabalho desgastantes e enfadonhos com o rápido turnover, empregados educados são mais bem preparados para o autodirecionamento, suas equipes autogeridas, comunicação lateral, e colaboração.

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