Quem sou eu

Minha foto
Ourinhos, São Paulo, Brazil
Acadêmico em Administração de Empresas das FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos) tenho 28 anos, espero que muitas pessoas visualizem esse blog para adquirir novos conceitos, criticas, e conhecimento.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

DESCENTRALIZAÇÃO E CENTRALIZAÇÃO NA ESTRUTURA



A tomada de decisão em uma organização pode ser centralizada ou descentralizada. A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização. Já a descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões. Nos Estados Unidos e Canadá, a tendência nos últimos 30 anos tem sido uma maior descentralização das organizações. No entanto, esta tendência não significa que todas as organizações deveriam descentralizar todas suas decisões. Cada organização deve ter a localização da tomada de decisão na hierarquia de acordo com a necessidade da empresa.

Definindo um grau de descentralização: vantagens e desvantagens

Utilizar tomada de decisão centralizada ou descentralizada depende da empresa e do setor em que a empresa se encontra. Não há regras a serem utilizadas por empresas para decidir o nível de descentralização em sua empresa. Estudos empíricos mostram é mais provável que empresas maiores com mais conhecimento específico e maior diversificação apresentem um nível maior de descentralização. Segue vantagens e desvantagens de tomada de decisão centralizada e descentralizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário